Acredito que os temas geradores na ação pedagógica são fundamentais como indispensáveis para que haja realmente uma aprendizagem significativa e satisfatória. Os temas geradores possibilitam que o educando criticamente compreenda o contexto ao qual está inserido, baseando em suas experiências e utilizando os mesmos em sua vida diária. A partir dos temas geradores construímos nossos projetos de aprendizagem, as quais vão em busca de descobertas e aprendizagens tanto por parte do educando como do educador, pois a aprendizagem se dá de forma coletiva e por troca de experiências.
Quando o professor escolhe um tema gerador, precisa o mesmo estar baseado no interesse e curiosidade por parte dos alunos. Seja um tema que faça com que os alunos tenham a ambição de quererem aprender, de construírem seus saberes, tendo o educador como um mediador da aprendizagem.
Todo e qualquer tema gerador deve sempre levar em conta o desejo, a curiosidade e a necessidade dos educandos em explorarem determinado assunto, ou seja, conteúdos.
“Segundo Paulo Freire, não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”
Os educandos são seres ativos dentro de uma sociedade, então é na escola que precisamos despertar o gosto pela reflexão, como formar cidadãos críticos e ativos, pessoas que sabem se posicionarem frente à situações de seu cotidiano. Quando trabalhamos com nossos alunos a partir de suas vivências, curiosidades e interesses têm com certeza uma aprendizagem significativa.
Na EJA a aprendizagem também tem que partir do interesse dos educandos, pois se não estivermos motivados, não teremos aprendizagem. Mesmo sendo os educandos pessoas adultas ou adolescentes, onde tem uma maior consciência da importância dos estudos, ocorre muita evasão, desistência nos estudos, por não se sentirem motivados em busca do saber.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Cátia!
Concordo com o que disseste. É preciso vir com questões que geram interesse e desejo de aprender. Tem que fazer sentido para os alunos, não é mesmo?
Tu percebe, na tua escola, que os profissionais estão caminhando em direção aos temas geradores?
Abraço, Anice.
Postar um comentário