Os fundadores da Escola Nova como Ovide Decroly, Maria Montessori, John Dewey, Célestin Freinet e outros, fizeram uma profunda crítica à escola tradicional, problematizaram o papel do educador, do educando, da organização do trabalho pedagógico e construíram um compromisso com a transformação da escola. Os escolanovistas procuraram criar formas de organização do ensino que tivessem as seguintes características: a globalização, o interesse imediato do aluno, a participação dos alunos e da comunidade, uma reorganização da didática e do espaço da sala de aula. Nestas experiências vamos encontrar vários tipos de caminhos como: as unidades didáticas, os centros de interesse e os projetos.
De acordo com Bassan (1978, p. 17), “os centros de interesses, são um processo de ensino que consiste em agrupar à volta dum mesmo assunto que interessa à criança um conjunto de noções a aprender, de mecanismos a montar, de hábitos a adquirir, condição do perfeito desenvolvimento do ser no meio em que vive e ao qual ele se adapta. A técnica dos Centros de Interesse – ao mesmo tempo livre e orientada pelo educador, principalmente aplicada a aquisição de conhecimentos, serve também para a educação psicológica, ao despertar do sentido social e à formação moral”.
A partir da leitura que realizei sobre esses fundadores da Escola Nova, pude perceber quanto tempo levou para as pessoas se darem conta de que para haver aprendizagem do educando é preciso que a instituição escolar parta do interesse do próprio aluno, globalização entre as disciplinas, participação de toda a comunidade escolar, reorganização nas formas de ensino, a partir de novas técnicas, formas de transmitir os conhecimentos.
Contudo isso me veio em conta a apresentação do PA de minhas colegas, com o projeto de aprendizagem : Como será a escola do futuro? Podemos ter uma noção de quanto já mudamos os processos de ensino e quanto ainda teremos que mudar, pois o verdadeiro aprendizado requer mudanças, não podemos viver na mesmice, precisamos ser inovadores, criadores de nossas idéias e aprendizagens.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Cátia!!! Pertinente a associação que fizeste com o PA de tuas colegas. Sabemos que o mundo está cada vez mudando mais e, por isso, a escola necessita enquadrar-se neste novo cenário. A união das disciplinas é um dos exemplos desta modificação. Hoje são chamadas de interdisciplinas, pois sabe-se da importância de globalizar a aprendizagem, não é mesmo? Abraço, Anice.
Postar um comentário