domingo, 21 de novembro de 2010

Educação Especial

Revendo a interdisciplina ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO, reli a atividade abaixo:

O ensinar e o aprender
Quando o professor ensina, nem sempre ocorre aprendizagem, pois para haver aprendizagem é preciso que o aluno esteja realmente curioso, motivado e interessado em aprender tudo aquilo que estamos lhe informando.
Na verdade nós não ensinamos, apenas transmitimos informações aos nossos alunos, pois ele já tem uma bagagem de conhecimentos muito grande de seu dia-a dia. O professor é um agente transmissor de conhecimentos, onde aprende juntamente com o aluno.
Relatar uma situação onde estou transmitindo algo, por exemplo: Quando explicamos as operações de adição, mas na verdade o aluno já tem algum conhecimento sobre somar, aumentar, acrescentar, etc.
Percebemos quando o aluno aprende, quando ele mesmo consegue construir algo sobre aquilo que lhe é informado. Quando alguém aprende alguma coisa é para a vida. O aprendizado é verdadeiro, para sempre.
Aprender requer autonomia.
Transpondo tudo que reli, para a inclusão que tenho com meu aluno disléxico, reforcei a grande importância de fazer com que o mesmo seja autônomo na realização de suas atividades, pois mesmo com suas dificuldades de aprendizagem devido ao seu transtorno, com certeza tem condições de aprender, como também transmitir ao mesmo segurança e construção do aprender.
Não podemos tratar nossos alunos inclusos como “coitadinhos”, e sim exigir ao máximo para que cresçam e evoluam em seus conhecimentos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cátia:

Trouxeste uma questão importante. Não podemos rotular nenhum aluno... muitas vezes, o que se vê é isso e a influência desta forma de tratamento geralmente é prejudicial.

Grande abraço, Anice.