quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Desenvolvimento Moral

Desenvolvimento Moral

Segundo Piaget a criança nos primeiros anos de vida escolar, ou seja, os primeiros anos do ensino fundamental, mais precisamente dos 7 aos 10 anos de idade, a criança começa a desenvolver as noções de justiça, solidariedade, intencionalidade e responsabilidade. Acredito que nessa fase a criança começa a perceber o que é certo e o que é errado, até porque é o momento que a mesma começa a conviver com muitas pessoas diferentes, que não é praticamente só a sua família, onde precisa respeitar regras estabelecidas pela instituição escolar como também pela sociedade em geral. No momento que começamos a participar mais de uma sociedade, temos que ter limites a seguir para que não ofenda aos outros e que consiga a viver de forma tranqüila com as pessoas que estão a nossa volta. Viver em sociedade requer respeitar os outros, onde a nossa liberdade termina quando começa a do outro. Não é porque somos seres livres que podemos fazer tudo que queremos, temos que saber até aonde podemos ir, o que podemos e o que não podemos fazer o que nos é permitido e o que não é permitido.
Nas escolas realizamos projetos sobre a violência, onde buscamos a paz por parte de todos da comunidade escolar, pois não são sós os alunos que muitas vezes fogem dessas regras, mas sim os adultos também, somos seres livres, mas temos que ser sempre cobrados para que consigamos viver de forma harmônica. Precisamos ser cobrados para que muitas vezes possamos cumprir o que é estabelecido. Temos que ter uma hierarquia, onde somos guiados por nossos atos e atitudes.
A violência nas escolas está cada vez mais comum, pois por motivos muito banais os alunos se agridem tanto verbalmente, quanto por olhares e até mesmo gestos. A cada ano que passa está com um número maior de alunos que são violentos. Pensamos muitas vezes que os motivos é a própria sociedade que o rotula, ou pode ser por motivos familiares, pela própria escola, etc. São muitos os motivos que tentamos achar para que justifiquemos todas essas violências.
Acredito que o ser humano está muito na correria do seu dia-a-dia, não tendo tempo para si próprio de refletir sobre sua vida e sobre a vida dos que os rodeia. A vida precisa ter objetivos a alcançar para que a mesma tenha sentido. Muitos de nossos alunos sequer sabem por que estudam qual a importância desse estudo para sua vida, onde não possui interesse pelo mesmo, tornando seu aprendizado diário, algo ruim, no qual não quero pra mim.
A violência não pode ser tratada com violência, então cabe a nós educadores sabermos como agir quando ocorre em nossa escola, qual a forma de conduzi-la. Temos que sempre estar tentando a melhor forma possível, buscando na psicologia informações que nos auxiliam. Não é nada fácil à vida diária de um docente, precisa ser uma pessoa especial, que realmente está ali porque ama o que faz. Só seremos verdadeiros professores se amamos nossos alunos.
A criança precisa ser orientada por nós adultos para que a mesma consiga ser um sujeito do bem, que segue bons princípios. Precisamos mostrar a mesma o caminho do bem.


“As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade “.
Comenius

Este texto que retomei foi da interdisciplina do eixo VI – Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da psicologia II. O mesmo me fez relembrar o quanto para nós educadores é importante trabalharmos o desenvolvimento moral com nossos alunos, a qual em suas famílias os mesmos encontram a base durante seus primeiros anos de vida e na escola temos que continuar este trabalho de desenvolvimento moral, pois é na escola que irão conviver com o maior número de diferenças, sendo assim muito importante que os mesmos saibam respeitar para poderem ser respeitados.
Acredito que muitas vezes as violências acontecem por falta de diálogo e compreensão por parte das pessoas, os jovens não sabem mais conversar, preferem muitas vezes serem agressivos para mostrarem aos colegas que são vencedores e sabemos nós que com este tipo de atitude só perdemos nossa moral, nossa dignidade, etc.
Tendo em nossas escolas hoje muitos alunos incluídos por necessidades especiais diversas, é preciso desenvolver um trabalho de aceitação e respeito por parte de todos. Somos todos seres humanos com mesmos direitos e deveres.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cátia:

Juntaste a discriminação dos alunos ditos "violentos" com os também, muitas vezes, discriminados alunos com alguma deficiência.

O pensamento é semelhante para lidar com cada um. As manifestações são diferentes, mas a forma de enxergar e manejar tem algo em comum como bem disseste.

Grande abraço, Anice.