segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Didática, Planejamento e Avaliação

Retomando a interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação do eixo VII, me deparei com o texto abaixo, a qual veio bem de encontro com o que trabalho com meus alunos.

Reflexão sobre a importância do uso de temas geradores na prática pedagógica

Acredito que os temas geradores na ação pedagógica são fundamentais como indispensáveis para que haja realmente uma aprendizagem significativa e satisfatória. Os temas geradores possibilitam que o educando criticamente compreenda o contexto ao qual está inserido, baseando em suas experiências e utilizando os mesmos em sua vida diária. A partir dos temas geradores construímos nossos projetos de aprendizagem, as quais vão em busca de descobertas e aprendizagens tanto por parte do educando como do educador, pois a aprendizagem se dá de forma coletiva e por troca de experiências.
Quando o professor escolhe um tema gerador, precisa o mesmo estar baseado no interesse e curiosidade por parte dos alunos. Seja um tema que faça com que os alunos tenham a ambição de quererem aprender, de construírem seus saberes, tendo o educador como um mediador da aprendizagem.
Todo e qualquer tema gerador deve sempre levar em conta o desejo, a curiosidade e a necessidade dos educandos em explorarem determinado assunto, ou seja, conteúdos.
“Segundo Paulo Freire, não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”
Os educandos são seres ativos dentro de uma sociedade, então é na escola que precisamos despertar o gosto pela reflexão, como formar cidadãos críticos e ativos, pessoas que sabem se posicionarem frente às situações de seu cotidiano. Quando trabalhamos com nossos alunos a partir de suas vivências, curiosidades e interesses têm com certeza uma aprendizagem significativa.
Na EJA a aprendizagem também tem que partir do interesse dos educandos, pois se não estivermos motivados, não teremos aprendizagem. Mesmo sendo os educandos pessoas adultas ou adolescentes, onde tem uma maior consciência da importância dos estudos, ocorre muita evasão, desistência nos estudos, por não se sentirem motivados em busca do saber.
Transpondo esta metodologia para a minha prática pedagógica, é realmente a forma com que desenvolvo meus conteúdos com meus alunos, pois é a partir de temas geradores, sendo eles de acordo com a realidade e interesse dos mesmos que realizo as minhas aulas, desenvolvendo assim todos os conteúdos necessários. Posso afirmar que é muito bom e temos resultados de aprendizados muito bons com nossos alunos. É muito bom aprender quando estamos estimulados e motivados com o que nos oferecem.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cátia:

Falaste algo bem relevante! Temos que estar motivados para repassar as informações aos alunos. E isso significa dar sentido àquilo que esta sendo transmitido.

Grande abraço, Anice.