quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Desenvolvimento e Aprendizagem

Relendo a interdisciplina do Desenvolvimento e Aprendizagens sob o enfoque da Psicologia têm que o processo de ensino deve ser algo tranqüilo, eficiente e espontâneo. Onde iremos aprender aquilo que nos é interessante e algo que tenha significado para nossa vida, utilizando em nosso dia-a-dia.
Tudo que aprendemos é para melhor vivermos em comunidade.
O processo de ensino é contínuo, pois em nossa vida estamos sempre aprendendo, não podemos dizer que sabemos tudo. A vida é um eterno aprendizado.
Nem todo ser humano aprende da mesma forma, cada um tem o seu tempo para aprender, precisamos respeitar e estimular para que esse aprendizado ocorra de forma mais agradável e tranqüila possível.
Na minha profissão me deparo com muitas diversidades, isto se reflete no processo de ensino aprendizagem sendo necessário buscar alternativas para sanar estas dificuldades. A cada dia competimos com o mundo atrativo, por isso, o ensino deve ser cada vez mais atrativo fazendo com que o aluno desperte mais interesse pelo ambiente escolar.
Retomando ao meu estágio que realizei com a turma que trabalho atualmente, vejo as mais variadas diversidades entre nós seres humanos, não somos de maneira alguma iguais, cada um tem o seu potencial, o seu tempo para aprender, mas todos temos condições de aprender. É preciso nós educadores ter um olhar especial para cada um de nossos alunos.
Vamos respeitar a diversidade!

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Concordo, Cátia!

Respeitar a diversidade é importante, mas para a docência é ainda fundamental.

Perceber cada um e "caminhar" ao lado, respeitar o ritmo, tentar encontrar vias que despertem maior interesse em cada turma, por exemplo, são desafios encontrados pelo professor.

Grande abraço, Anice.