Realizamos na interdisciplina do Seminário Integrador V uma pesquisa sobre o uso do tempo, a qual analisava todo o tempo e o que fazíamos durante os mesmos. A atividade foi muito legal, pois assim pudemos analisar e verificar se estávamos utilizando o nosso tempo de forma adequada, sendo ele hoje muito precioso para todos nós, já que vivemos em um mundo de muita correria, múltiplas atividades para desenvolver e como educadores temos que realizá-las com muita eficiência, para não pecar para com nossos alunos.
Observando a dislexia como uma dificuldade, principalmente de leitura e escrita, me retorno ao tempo que para todo o disléxico ele deve ser usado de forma tranquila, não podemos exigir que realize suas tarefas de forma rápida, pois precisa de um tempo maior aparentemente do que seus demais colegas. Como educadores e trabalhadores da educação, principalmente na era da inclusão escolar, ter esta visão de respeito de tempo como um olhar diferenciado para com o mesmo é muito importante como primordial para que consigamos buscar o sucesso escolar destes alunos.
Somos seres humanos, portanto com diferenças tanto na parte cognitiva como na parte de sociabilidade, precisamos respeitar as limitações e valorizar as potencialidades de todos, assim chegaremos à verdadeira inclusão tanto na escola como na sociedade em geral.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Cátia:
A conexão que fizeste entre a organização do tempo e o respeito quanto ao ritmo, tempo de cada um é essencial. Se não dermos valor a estas questões, a aprendizagem e a interação certamente falharão.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário