Relendo a interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - B do eixo VI, me deparei com o texto "Práticas Educativas": perspectivas que se abrem para a educação especial, de Padilha, 2000.
Neste texto Vigotski nos diz: " Conhecer o homem, estudar sua vida psíquica, era fundamentalmente estudar este homem em suas relações concretas de vida, adotando como método o materialismo dialético histórico. As relações concretas da vida acontecem nas práticas discursivas - ações humanas integradas em ações significativas". Para mim isto quer nos dizer que mesmo que nossos alunos possuem alguma necessidade educacional especial precisamos preparar os mesmos, usando de nossas metodologias pedagógicas, para o convívio em sociedade. Não podemos preparar nossos alunos somente para a sala de aula e sim para o convívio com as mais variadas pessoas, pois mesmos sendo todos seres humanos temos nossas peculiaridades e nos referindo aos nossos alunos especiais precisamos ter uma visão ainda maior de suas necessidades para que os memos possam ser realmente incluídos tanto no ambiente escolar como na vida diária.
domingo, 10 de outubro de 2010
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Um comentário:
Olá, Cátia!
Exatamente.. e este preparo se dá para todos! É preciso primeiro compreender a singularidade de cada um para depois ajudar a lidar com as diversidades do mundo.
Grande abraço, Anice.
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