quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A matemática na vida escolar



Relendo as interdisciplinas do eixo IV me deparei com o texto abaixo citado da interdisciplina - Representação do Mundo pela Matemática:
É comum encontrar entre as "normalistas" e pedagogos certo distanciamento, por vezes desgosto, com a matemática. Seria o caso lembrar aqui a obra de Machado (2001) sobre matemática e língua materna, sob o manto da impregnação mútua. Na escola, matemática e língua portuguesa não se articulam adequadamente, embora na prática da vida não seja possível interpor qualquer estranhamento. Para reconstruir a realidade que nos cerca, precisamos tanto do alfabeto, quanto dos números, sem falar que "mesmo as tentativas mais singelas de iniciação à matemática pressupõem um conhecimento da língua materna, ao menos em sua forma oral, o que é essencial para a compreensão do significado dos objetos envolvidos ou das instruções para a ação sobre eles" (Machado, 2001, p.1S).
Isto quer nos dizer que tanto as letras quanto os números são essenciais em nossas vidas, não sendo nem um nem outro mais importante. Muitas vezes os educadores quando estão na fase de alfabetização com seus alunos acabam evidenciando de forma mais presente as letras deixando em segundo plano os números. Sabemos nós que os números fazem parte de nossa realidade e que precisamos compreendê-los.
Transferindo esta interdisciplina de matemática no aprendizado de meu aluno disléxico, tenho a dizer que o mesmo apresenta um aprendizado tranqüilo em relação à compreensão dos números, conseguindo na maioria das vezes compreender os conteúdos relacionados com a matemática sem maiores dificuldades.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cátia:

Aqui a referência está completa!

Ficou faltando a quarta postagem do mês em que o objetivo é trabalhar em cima da própria aprendizagem dos eixos (setembro 1,2,3; outubro 4,5,6; novembro 7,8,9.). A ideia é que nesta volta aos eixos vocês relatem o que perceberam de aprendizagens, que diferenças percebem na sua formação. Pode ser aprendizagens teóricas como também aprendizagens nas relações interpessoais (na convivência com colegas, tutores e professores), ok?

Na próxima então faça desta forma, certo?

Grande abraço, Anice.