quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Currículo Escolar
Revendo a interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo – B do Eixo I e relacionando ao tema do TCC - Dislexia, pude compreender que o currículo refere-se aos critérios de seleção do que devemos ensinar e aos modos de ensinar.
Acompanhando um aluno com dislexia durante este ano, constatei que o mesmo não possui um currículo diferenciado, sendo que o mesmo realiza todas as atividades iguais aos demais. Devido a sua condição, é atendido por mais profissionais dentro do ambiente escolar. O mesmo tem atendimento com professor especializado na Sala Multifuncional e Laboratório de Aprendizagem. Também dispõe de uma monitora que o auxilia em alguns momentos dentro da sala aula.
Relembrei que o currículo é toda a caminhada que temos durante nossa vida escolar, por isso este aluno, não possui um currículo diferenciado em termos cognitivo, mas o olhar para com o mesmo com certeza é diferenciado, de forma a contribuindo para o seu bem estar e progresso dentro do ambiente escolar.
Segundo Charlot,Bernard (2001 pag.20)“Aprender é apropriar-se do que foi aprendido, é tornar algo seu, é interiorizá-lo”. Isto quer nos dizer que o aprender está relacionado com o desejo, sendo apresentado em diversas classes sociais, não sendo a construção do saber marcada pela origem social, mas a escola deve proporcionar o instrumento e aplicar uma metodologia coerente, a fim de atingir o processo de aprendizagem de forma positiva, sem falhas e marcas negativas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Cátia:
Foi bem pertinente o gancho que fizeste do currículo com teu tema.
Sempre que fizeres uma citação não esqueças de inserir o nome do autor e ano, certo?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário