terça-feira, 7 de setembro de 2010
Letramento e Alfabetização
Retomando a interdisciplina Fundamentos da Alfabetização do Eixo II, sobre letramento e alfabetização, penso que o letramento acontece desde o momento em que a criança nasce, pois em seu dia-a-dia convive, visualiza letras e números, sendo uma bagagem essencial para que a criança consiga com tranquilidade se alfabetizar.
Geralmente os alunos apresentam algumas dificuldades, tanto na escrita como na leitura, durante as séries iniciais do ensino fundamental, para que os mesmos sanem essas dificuldades de alfabetização procuro realizar jogos pedagógicos, atividades diferenciadas, onde os mesmos se sintam incentivados e que desperte a curiosidade para o aprendizado.
Só aprendemos quando temos interesse e curiosidade por determinado assunto. A alfabetização é um processo mágico e marcante na vida de todo ser humano.
Essas dificuldades dependem muito do convívio familiar, sendo que o aluno já vem com uma bagagem significativa de casa, muitas vezes isto influencia muito em seu aprendizado, por exemplo, uma família que possui um vocabulário bem rico, provavelmente o filho também o terá, muitas vezes facilitando o mesmo em sua escrita e leitura.
As maiores dificuldades que encontro com meus alunos, atuais de 5º ano é a falta de interesse pela leitura e interpretação, grafia das palavras incorretas, pois muitas vezes escrevem conforme falam. Quanto às produções textuais nem sempre apresentam um raciocínio lógico.
Outro ponto que desfavorece o aprendizado dos alunos é a não participação dos pais na vida escolar de seus filhos, sentimos que os mesmos não se sentem motivados, pois seus pais não têm o mínimo de interesse por aquilo que produzem já os pais que estão presentes na vida escolar de seus filhos, os mesmos só têm a crescerem.
Levando em consideração a alfabetização de meu aluno com dislexia, o mesmo apresenta-se alfabético, mas devido ao transtorno de dislexia sua grafia é muito ruim, muitas vezes sendo difícil a compreensão da mesma como também muitas dificuldades de ortografia. Mesmo sabendo ler e escrever não consegue interpretar sozinho o que lhe é oferecido, sendo sempre necessário o auxílio de alguém para que o mesmo compreenda e interprete qualquer assunto ou conteúdo.
Segundo as descobertas de Jean Piaget e de Emília Ferreiro levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento – daí a palavra construtivismo. A principal implicação dessa conclusão para a prática escolar é transferir o foco da escola – e da alfabetização em particular – do conteúdo ensinado para o sujeito que aprende, ou seja, o aluno. “Até então, os educadores só se preocupavam com a aprendizagem quando a criança parecia não aprender”, diz Telma Weisz( Nova Escola- Edição Especial- outubro de 2008)“Emilia Ferreiro inverteu essa ótica com resultados surpreendentes.”
Acredito que atualmente o aprendizado parte da construção do próprio aluno, onde nós professores somos os mediadores desta construção.
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Um comentário:
Olá, Cátia!
Trouxeste citações pertinentes para o tema do teu TCC! Linkaste tuas ideias juntamente com as dos autores e colocaste os referenciais teóricos de forma completa. É este o caminho!
Grande abraço, Anice.
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