sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Avaliação

Revendo a interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação, retomei ao texto:

Diferenciações entre avaliação “classificatória” e “mediadora”:
A avaliação classificatória é aquela que está direcionada apenas para o julgamento e classificação do aluno, bem como para o produto através de dados quantitativos, onde atribui notas ao aluno em caráter seletivo e competitivo e não atende aos propósitos da avaliação de aprendizagem e da educação, enquanto que a avaliação mediadora é aquela que prevê realmente o aprendizado de seus alunos, buscando formas e técnicas a serem utilizadas para que o aprendizado realmente aconteça, respeitando o meio a qual o aluno está inserido como suas vivências e experiências, ou seja, seu meio cultural e social.
Avaliação é um processo amplo e só será efetivada através da ação-reflexão, aquela que está a serviço da aprendizagem do educando.
Retomando ao processo avaliativo que realizo para com meus alunos, possa afirmar a grande importância de termos um olhar específico para cada educando, onde devemos respeitar as inclusões escolares, as diferenças e as peculiaridades de cada um, mas isto não significa deixar de ensinar, de cobrar, de avaliar e sim buscar um desempenho de conhecimentos por parte dos alunos, onde seja significativo para todos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cátia:

A avaliação mediadora é mais completa, pois ao mesmo tempo em que leva em conta todo processo, também possui um enquadre necessário às exigências escolares, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.