sábado, 5 de junho de 2010

Produzindo a partir do concreto

Durante esta semana realizei com meus alunos produções textuais a partir de observações dos animais de estimação trazidos pelos mesmos. A resposta foi muito positiva, pois as produções textuais foram realizadas de forma espontânea, com muita motivação, despertando assim o gosto pela escrita. Todas as produções realizadas demonstraram uma rica produção.
Fiquei me questionando a grande importância de estarmos sempre renovando, buscando novas maneiras de estarmos motivando nossos alunos, às vezes uma simples atividade de trazer seu animalzinho de estimação pra escola, os faz mais importantes.
Esta atividade também chamou atenção dos demais alunos da escola, onde pediram as suas professoras que os deixassem ir à nossa sala para verem os animaizinhos.
No mundo de hoje com tantas inovações, modernidades, nós professores temos que estarmos sempre nos reciclando, buscando novas maneiras de despertamos a curiosidade e o interesse dos nossos alunos ao aprendizado.

Produção dos alunos:

Os super fofos
Os super fofos eram muito unidos, divertidos e engraçados quando salvavam o mundo.
A tartaruga Rex, a ramster Jade e o passarinho Cenourinha eram os melhores amigos que os animais já viram.
Certo dia uma senhora estava passando e logo vinha um carro e quase a atropelou, o Cenourinha, a Jade e o Rex foram salvá-la e a pobre velhinha muito agradecida falou:
-Muito obrigado como posso retribuir?
O cenourinha respondeu:
-Nós não pedimos recompensa, nós só fazemos o que é certo.
Os três amigos continuaram unidos e sempre ajudando a todos quando precisavam.
Autores: Isabella,Juliane e Marcelo

História sobre a vida dos ramster
Os ramster são uma espécie de animais muito espertos, brincam, pulam, correm e fazem muitas outras coisas. É muito legal ter um ramster, agente se diverte com eles, faz muitas coisas, tipo: brincamos, cuidamos etc.
Até os adultos adoram ter um, porque os ramster são uma espécie de animais muito legal, são mamíferos.
Para termos um devemos cuidar bem, porque a qualquer momento os gatos podem pegar eles.
Devemos cuidar dos ramster!
Autores: Matheus e Leonardo Rosa

“O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”
Jean Piaget

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cátia!

Concordo que uma simples atividade pode ser muito mais do que motivante. Possibilita que os alunos se sintam "olhados". Muitas vezes, pedir que eles contem algo; citá-los ou mesmo relembrar algo dito por eles, faz toda diferença. A atividade parece ter tido uma grande repercussão na escola e a construção deles foi valorizada para além da sala de aula.

Grande abraço, Anice.