Tivemos na interdisciplina do Seminário Integrador uma atividade que nos dizia a importância das perguntas, onde ninguém faz uma pergunta sem conhecer um pouco sobre o determinado assunto.
Tive a idéia de propor aos meus alunos sobre a confecção de uma caixa de perguntas, a idéia foi muito bem aceita. Esta semana a caixa foi confeccionada.
Passaram alguns dias e nenhuma pergunta foi realizada. Fiquei me perguntando, será que minhas aulas estão bem explicadas, onde não apresentam dúvidas ou estamos um pouco intimidados em perguntar.
Na sexta-feira coloquei aos mesmos novamente sobre a caixa de perguntas e eles me disseram que na segunda-feira irão trazer as perguntas. Estou ansiosa aguardando.
Estive pesquisando na Internet sobre algum pensador que defendesse a importância das perguntas e me deparei com este conteúdo.
Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei
Após realizar diversos eventos para estudantes na época dos lançamentos dos meus livros fiquei assustado com as falhas de ensino que encontrei , professores despreparados para enfrentar uma geração de multi-conhecimentos e com sede de informações , um sistema arcaico baseado em monólogos em sala de aula , provas sem nenhuma criatividade que valorizam o decorar ao invés do saber , testes de múltipla escolha , que existem simplesmente para preparar o aluno para a maratona do vestibular , um sistema de avaliação desigual e sacrificante para o aluno que alimenta uma rentável e rica industria de cursos pré-vestibulares.
Imagine se as soluções dos problemas da vida viessem em múltipla escolha , isso não existe , a vida não lhe oferece respostas pré-formatadas para você escolher , na vida temos que pensar .
Chegamos ao ponto nefrálgico da educação , os alunos NÃO sabem pensar , pois não são ensinados e incitados a isso , a grade educacional é muito chata , aprendemos a odiar Física , Química , Matemática por serem extremamente mal ministradas , você decora formulas que não lhe trazem nenhuma ligação com a realidade , não são aplicáveis no dia a dia , você só as utiliza para passar no vestibular ou se formar , por que um aluno teria interesse em aprende-las , na era da informática as formulas estão á sua disposição , você apenas tem que saber o que fazer com elas , e isso não é ensinado em sala de aula.
Como irão sobreviver em um mundo caótico que cada vez respeita menos as regras , onde a única certeza é a mudança , onde o volume de informações dobra a cada 8 meses , onde no dia da sua formatura você descobrirá que a realidade do mercado em que você irá atuar é completamente diferente daquele que você estudou e se preparou por quase meia década.
Veja o exemplo do professor que em curso de mestrado propôs aos alunos:
- Se fossem morar numa ilha deserta e pudessem levar apenas um livro, qual escolheriam?
Respostas variadas, segundo interesses, concepções e predileções individuais:
- Os Miseráveis, de Victor Hugo.
- O Emílio, de Rousseau.
- O Capital, de Marx.
- A Interpretação dos Sonhos, de Freud.
- A Origem das Espécies, de Darwin.
- As Flores do Mal, de Baudelaire.
- Os Diálogos, de Platão.
- O Príncipe, de Maquiavel.
- A Teoria d a Relatividade, de Einstein.
O professor apenas sorriu e disse:
- Não seria mais proveitoso um Manual de Sobrevivência?
Escrito por Roberto Recinella
Muitas vezes nossos alunos nos fazem perguntas a qual não soubemos responder, como:
-Professora aonde vou utilizar isto que estamos aprendendo?
A resposta é na sua vida profissional ou pessoal.
Mas aquela resposta não é muito convincente para eles.
Já trabalhei com alunos de 6º, 7º e 8º ano e muitas destas perguntas surgiam no decorrer das aulas, porque tenho que aprender isto.
Tenho um filho de 16 anos que está no 3º ano do Ensino Médio, e são muitas às vezes que me pergunta:
- Mãe para que estou aprendendo isto? Por que tenho que decorar tantas coisas?
Acredito que nós educadores temos uma missão muito importante, transmitirmos aos nossos alunos um verdadeiro aprender e não só para a realização de uma avaliação.
" O aprendizado só acontece a partir do querer do aluno".
Um comentário:
Olá, Cátia:
Dá para perceber o interesse que tens em aperfeiçoar tua prática buscando outros exemplos em sala de aula e na própria teoria. Além disso, fazes inúmeras reflexões sobre a situação de ensino e a forma mais eficaz da aprendizagem dar sentido aos alunos.
Grande abraço, Anice.
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