terça-feira, 29 de junho de 2010

Visita à empresa Pirelli

Fiquei muito contente em poder proporcionar aos meus alunos a visita que realizamos na empresa Pirelli, pois foram muitos os aprendizados que juntos adquirimos. Ficou muito claro para nós que também esta empresa se preocupa muito com a questão ambiental. Além de podermos ver como funciona todo o processo de reutilização de produtos, como materiais, fomos contemplados com uma ótima explicação e verificação de como ocorre o tratamento da água utilizada por esta empresa.
Este tipo de atividades extra-classe que realizamos com nossos alunos será com certeza guardada para sempre em suas memórias e os ensinamentos que lá adquirimos também ficarão para sempre em nossas mentes como os utlizaremos em nossas vidas.
O aprendizado requer ação.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROJETO AGUAPÉ

Hoje participei de um projeto divulgado pela nossa Secretaria de Educação, a qual o mesmo será realizado durante algumas reuniões teóricas e uma saída de campo. O projeto se chama PROJETO AGUAPÉ, onde o Rotary é responsável pelo mesmo. O projeto vai abranger três municípios próximos: Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha.
Este projeto tem como objetivo recuperar o Rio Gravataí. E nós como educadores com certeza somos peças fundamentais na sensibilidade e conscientização para com a educação ambiental. O projeto vai abranger todas as escolas destes municípios, onde cada uma terá um professor participando deste projeto que será o multiplicador desta conscientização em toda a comunidade escolar.
Estou adorando participar e tenho certeza que poderei contribuir muito de forma prática e através da ação com esta recuperação de nosso rio como também de toda a natureza.
Este projeto também veio a complementar tudo aquilo que junto com meus alunos já aprendi sobre a preservação ambiental, pois é o assunto do projeto de meu estágio.

Leia e reflita:

Cuidar da água é essencial para preservar a vida.
Evitar desperdício e poluição da água é tarefa de todos.
Vamos proteger as nascentes, lagoas e riachos, desde a Esplanada até o Camacho.
Riachos poluídos atravessam as cidades em vários sentidos.
Herdarás o solo sagrado e a fertilidade será transmitida de geração em geração.
Se o homem do campo não produz o da cidade passa fome.
A miséria é consumir muitos recursos naturais.
Estamos esquecendo que fazemos parte da natureza.
O Lions apóia a meta da ONU de proteger o planeta Terra.
O homem é o único responsável tanto pela degradação como pela preservação do meio ambiente.
Os recursos naturais pertencem a todos e se esgotam.
Meio ambiente é onde se vive e preservá-lo é uma obrigação de todos.
Conheça os seus direitos e deveres ambientais.
A fotossíntese é o processo bioquímico mais importante que acontece na natureza.
A maior e melhor indústria de alimentos do mundo é a planta e o sol é o seu sócio majoritário.
A palavra-chave é inovação e não apenas no âmbito tecnológico. A inovação precisa ser de atitude, de postura, de produção e de consumo.
Preservar é inteligente, preserve para o futuro.
Meio ambiente por inteiro.
É da natureza do Lions preservar e valorizar a vida.
Meio ambiente é o fundamento básico para a qualidade de vida.
Devemos pensar ecologicamente, dando a nossa contribuição para a melhoria da qualidade de vida do planeta.
Agressor do meio ambiente não é só aquele que o degrada, mas todos nós que não tomamos iniciativas dirigidas a simples atos como manutenção de lixeiras, conservação de praças, arborização de ruas, cuidado com o lixo, etc.
Um chuveiro que recicla água utilizada para o banho foi considerado o maior invento num concurso ecológico promovido recentemente na Grã-Bretanha.
Todas as ações devem ser direcionadas para a busca do desenvolvimento sustentável.
O ideal seria que chovesse tão somente à noite e de dia fizesse sempre sol, para que a fotossíntese vigorasse na sua total plenitude.
O Ministério Público, mesmo anunciado como excelente, não se fez presente para escutar a proposta do Lions, de fazer cumprir a Lei do Meio Ambiente.
Gerenciar os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica significa gerenciar também a sua cobertura vegetal. Não se pode pensar as duas coisas separadamente.
Se planejarmos para um ano, devemos cultivar cereais, se para uma década, devemos plantar árvores, porém, se planejarmos para uma vida inteira, devemos treinar e educar o “homem”.

fev 2nd, 2007 | por Jornal Vanguarda | Categoria: Colunistas, Euclides Mondardo

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aprendendo a partir de pesquisas

Durante todo o desenvolvimento de meu estágio foram muitas as pesquisas realizadas por meus alunos e por mim, a qual as mesmas contribuíram muito para o crescimento intelectual tanto de meus alunos como meu próprio. Durante esta semana pesquisamos muitas coisas sobre o país Espanha e pude perceber o quanto estas pesquisas tem significado em nossos aprendizados, pois pude constatar que o que agente mesmo vai atrás, em busca de respostas, não esquece jamais. Assim é o aprendizado quando tem a participação ativa de nossos alunos como nosso como professor, tudo fica com mais significado, sentido e valor.

O aprendizado requer ação ativa do aluno.

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget

Nossa educação tem o verdadeiro sentido de criarmos a partir da educação cidadãos críticos, seres que vão em busca de respostas e que formulem suas próprias e não simplesmente pessoas que só esperam por respostas prontas. Temos que incentivar nossos alunos na busca de suas respostas para quando adultos possam ser pessoas que vão em busca de seus ideais, que os obstáculos seja apenas barreiras que vêem como forma de crescimento e não como forma para desistir.

sábado, 5 de junho de 2010

Produzindo a partir do concreto

Durante esta semana realizei com meus alunos produções textuais a partir de observações dos animais de estimação trazidos pelos mesmos. A resposta foi muito positiva, pois as produções textuais foram realizadas de forma espontânea, com muita motivação, despertando assim o gosto pela escrita. Todas as produções realizadas demonstraram uma rica produção.
Fiquei me questionando a grande importância de estarmos sempre renovando, buscando novas maneiras de estarmos motivando nossos alunos, às vezes uma simples atividade de trazer seu animalzinho de estimação pra escola, os faz mais importantes.
Esta atividade também chamou atenção dos demais alunos da escola, onde pediram as suas professoras que os deixassem ir à nossa sala para verem os animaizinhos.
No mundo de hoje com tantas inovações, modernidades, nós professores temos que estarmos sempre nos reciclando, buscando novas maneiras de despertamos a curiosidade e o interesse dos nossos alunos ao aprendizado.

Produção dos alunos:

Os super fofos
Os super fofos eram muito unidos, divertidos e engraçados quando salvavam o mundo.
A tartaruga Rex, a ramster Jade e o passarinho Cenourinha eram os melhores amigos que os animais já viram.
Certo dia uma senhora estava passando e logo vinha um carro e quase a atropelou, o Cenourinha, a Jade e o Rex foram salvá-la e a pobre velhinha muito agradecida falou:
-Muito obrigado como posso retribuir?
O cenourinha respondeu:
-Nós não pedimos recompensa, nós só fazemos o que é certo.
Os três amigos continuaram unidos e sempre ajudando a todos quando precisavam.
Autores: Isabella,Juliane e Marcelo

História sobre a vida dos ramster
Os ramster são uma espécie de animais muito espertos, brincam, pulam, correm e fazem muitas outras coisas. É muito legal ter um ramster, agente se diverte com eles, faz muitas coisas, tipo: brincamos, cuidamos etc.
Até os adultos adoram ter um, porque os ramster são uma espécie de animais muito legal, são mamíferos.
Para termos um devemos cuidar bem, porque a qualquer momento os gatos podem pegar eles.
Devemos cuidar dos ramster!
Autores: Matheus e Leonardo Rosa

“O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”
Jean Piaget