quinta-feira, 27 de maio de 2010
A aprendizagem
Meus alunos estão realizando palestras nas demais turmas da escola sobre a preservação ambiental. A iniciativa surgiu dos mesmos, pois acreditam que não podemos ficar só entre nós tudo que estamos aprendendo.
As palestras estão sendo um sucesso, os alunos das demais turmas participam bastante. Este assunto é um assunto muito comentado e importante para todos.
" O verdadeiro aprendizado só tem significado e valor quando os utilizamos em nossa prática da vida diária."
Efeito Estufa
O professor me relatou que aquelas garrafas pet serviam como uma estufa, onde com a temperatura baixa durante a noite e o sol de dia, isto faz com que queime as folhas de alface e as mesmas estando protegidas com as garrafas não acontece isto, sem dizer que aquecem as mesmas como se fosse uma estufa e crescem mais rápidas e de melhor qualidade.
A partir disto fiquei pensando em nossa vida estamos sempre aprendendo, com tudo e com todos.
“O aprendizado é eterno em todos os dias de nossas vidas sempre aprendemos algo.”
Aprendi que se aprende errando
Que crescer não significa fazer aniversário
Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem
Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro
Que amigos a gente conquista mostrando o que somos
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim
Que a maldade se esconde atrás de uma bela face
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela
Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada
Que a Natureza é a coisa mais bela na Vida
Que amar significa se dar por inteiro
Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos
Que se pode conversar com estrelas
Que se pode confessar com a Lua
Que se pode viajar além do infinito
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde
Que dar um carinho também faz...
Que sonhar é preciso
Que se deve ser criança a vida toda
Que nosso ser é livre
Que Deus não proíbe nada em nome do amor
Que o julgamento alheio não é importante
Que o que realmente importa é a Paz Interior
E finalmente, aprendi que não se pode morrer, pra se aprender a viver...
Autor desconhecido
Tag aprendizado
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Visita à Eletrosul
Olhamos toda a estrutura física da mesma,as grandes torres, transformadores e etc.
Enfim esta visita foi muito legal, pois veio a complementar tudo aquilo que estamos estudando, mas de maneira prática.
Acredito que quando o aprendizado acontece de forma prática, visual e concreta ele se faz mais eficiente e inesquecível.
domingo, 23 de maio de 2010
A importância das perguntas
Tivemos na interdisciplina do Seminário Integrador uma atividade que nos dizia a importância das perguntas, onde ninguém faz uma pergunta sem conhecer um pouco sobre o determinado assunto.
Tive a idéia de propor aos meus alunos sobre a confecção de uma caixa de perguntas, a idéia foi muito bem aceita. Esta semana a caixa foi confeccionada.
Passaram alguns dias e nenhuma pergunta foi realizada. Fiquei me perguntando, será que minhas aulas estão bem explicadas, onde não apresentam dúvidas ou estamos um pouco intimidados em perguntar.
Na sexta-feira coloquei aos mesmos novamente sobre a caixa de perguntas e eles me disseram que na segunda-feira irão trazer as perguntas. Estou ansiosa aguardando.
Estive pesquisando na Internet sobre algum pensador que defendesse a importância das perguntas e me deparei com este conteúdo.
Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei
Após realizar diversos eventos para estudantes na época dos lançamentos dos meus livros fiquei assustado com as falhas de ensino que encontrei , professores despreparados para enfrentar uma geração de multi-conhecimentos e com sede de informações , um sistema arcaico baseado em monólogos em sala de aula , provas sem nenhuma criatividade que valorizam o decorar ao invés do saber , testes de múltipla escolha , que existem simplesmente para preparar o aluno para a maratona do vestibular , um sistema de avaliação desigual e sacrificante para o aluno que alimenta uma rentável e rica industria de cursos pré-vestibulares.
Imagine se as soluções dos problemas da vida viessem em múltipla escolha , isso não existe , a vida não lhe oferece respostas pré-formatadas para você escolher , na vida temos que pensar .
Chegamos ao ponto nefrálgico da educação , os alunos NÃO sabem pensar , pois não são ensinados e incitados a isso , a grade educacional é muito chata , aprendemos a odiar Física , Química , Matemática por serem extremamente mal ministradas , você decora formulas que não lhe trazem nenhuma ligação com a realidade , não são aplicáveis no dia a dia , você só as utiliza para passar no vestibular ou se formar , por que um aluno teria interesse em aprende-las , na era da informática as formulas estão á sua disposição , você apenas tem que saber o que fazer com elas , e isso não é ensinado em sala de aula.
Como irão sobreviver em um mundo caótico que cada vez respeita menos as regras , onde a única certeza é a mudança , onde o volume de informações dobra a cada 8 meses , onde no dia da sua formatura você descobrirá que a realidade do mercado em que você irá atuar é completamente diferente daquele que você estudou e se preparou por quase meia década.
Veja o exemplo do professor que em curso de mestrado propôs aos alunos:
- Se fossem morar numa ilha deserta e pudessem levar apenas um livro, qual escolheriam?
Respostas variadas, segundo interesses, concepções e predileções individuais:
- Os Miseráveis, de Victor Hugo.
- O Emílio, de Rousseau.
- O Capital, de Marx.
- A Interpretação dos Sonhos, de Freud.
- A Origem das Espécies, de Darwin.
- As Flores do Mal, de Baudelaire.
- Os Diálogos, de Platão.
- O Príncipe, de Maquiavel.
- A Teoria d a Relatividade, de Einstein.
O professor apenas sorriu e disse:
- Não seria mais proveitoso um Manual de Sobrevivência?
Escrito por Roberto Recinella
Muitas vezes nossos alunos nos fazem perguntas a qual não soubemos responder, como:
-Professora aonde vou utilizar isto que estamos aprendendo?
A resposta é na sua vida profissional ou pessoal.
Mas aquela resposta não é muito convincente para eles.
Já trabalhei com alunos de 6º, 7º e 8º ano e muitas destas perguntas surgiam no decorrer das aulas, porque tenho que aprender isto.
Tenho um filho de 16 anos que está no 3º ano do Ensino Médio, e são muitas às vezes que me pergunta:
- Mãe para que estou aprendendo isto? Por que tenho que decorar tantas coisas?
Acredito que nós educadores temos uma missão muito importante, transmitirmos aos nossos alunos um verdadeiro aprender e não só para a realização de uma avaliação.
" O aprendizado só acontece a partir do querer do aluno".
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Trabalho realizado no Próinfo
Ás vezes me para a pensar, quem diria eu estar dando aula de informática se no início de nosso PEAD a qual já relatei em muitas atividades, nem mexer no mouse eu sabia. Tenho certeza que cada dia que passa este curso veio a me favorecer muito em minha vida profissional e pessoal. Hoje tenho idéias bem formadas, tenho objetivos mais bem elaborados e mais que tudo aprendo a cada dia que passa.
A experiência de trabalhar no Próinfo está sendo muito gratificante, pois não só os alunos estão aprendendo comigo como com certeza estou aprendendo com eles. O aprendizado se dá a partir da partilha, onde um contempla o outro com seus saberes.
Enfim, estou muito feliz e satisfeita.
sábado, 8 de maio de 2010
Trabalhando no Próinfo
Depois compartiharei com todos o resultado desta nova experiência.
Reflexão sobre o projeto do estágio
Acredito que meu projeto tem sim modificado o pensar de meus alunos sobre a importância da preservação ambiental, pois se demonstram preocupados e comprometidos com a questão da preservação ambiental. Sempre trazem notícias, reportagens e acontecimentos que surpreendem os mesmos da forma como as pessoas agem em relação à natureza.
Toda a experiência que os alunos estão tendo com o mascote, tenho certeza que está sendo muito valiosa, pois a cada dia o aluno que leva o mesmo para sua casa tem sempre algo de novo a relatar. São muitas as histórias que contam e que para eles aquele boneco tem um significado muito especial. Entre os relatos realizados pelos alunos destaco alguns para compartilhar com vocês, jogar vídeo game com ele, usar o computador, andar de bicicleta, ver televisão, brincar de teatro, olhar filmes, contar histórias, dormir juntos, ir a festas, conversar com a família, etc.
Tanto eu quanto os meus alunos estão com certeza adquirindo muitos aprendizados com o projeto em andamento, pois aprendemos para a vida e não simplesmente de uma forma mecânica.
domingo, 2 de maio de 2010
Tipos de lixos e lixeiras
Sabemos qua são muitas as famílias que sobrevivem como catadores de lixos, sendo produtos recicláveis como: papéis, alumínio, vidros, metais, plásticos, etc.
Passei aos meus alunos um texto explicativo para melhor compreensão do assunto em estudo.
Lixeiras seletivas