sábado, 19 de setembro de 2009

Letramento e alfabetização

Sabemos que muitas vezes uma pessoa pode ser letrada e ainda não estar alfabetizada. Desde que nascemos temos o contato com o letramento, quando ouvimos uma história infantil, vimos um jornal, revista, livros de literatura, uma carta, etc. São muitos as formas de estarmos visualizando letras e números em nosso cotidiano.
O letramento deve promover a prática social, formando cidadãos críticos, pensamentos reflexivos e organizados.Muitas vezes em nossas escolas nos preocupamos com a alfabetização, como método de códigos, levando em quanto somente a grafia das palavras e números.
Vivemos em uma sociedade bastante exigente, tanto no mercado de trabalho como no convívio social, por isso como educadores temos um papel muito importante na vida de cada educando que passa por nossas mãos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Cátia! Lendo tua postagem fiquei a pensar: será que isso não é uma das coisas que realmente estamos em falta em nossa sociedade? Já pensaste em modificar algo a partir da tua prática, depois que refletisse sobre essas questões? Abraço, Anice.