domingo, 6 de julho de 2008

ENCERRANDO SEMESTRE

Estamos chegando ao final de mais um semestre de nosso curso do PEAD.Foram muitos os aprendizados que tivemos, muitas atividades legais e muitas tarefas a realizar.
A semana que passou fiquei um pouco angustiada para concluir o trabalho sobre a defesa do portfólio de aprendizagem, mas tenho certeza que tudo dará certo.Amanhã iremos fazer a defesa oral e espero que consiga transmitir com tranqüilidade tudo aquilo que quero transmitir aos meus colegas, professores e tutores.
Desejo a todos uma excelente apresentação!!!!!

domingo, 29 de junho de 2008

GINCANA: FESTA JULINA

Iniciamos nossa gincana esta semana na escola, gincana da festa julina. O nome de nossa equipe é EQUI PLANETA, pois todos os nomes devem estar relacionadas com a natureza, sendo este assunto um dos mais importante para nós seres humanos.
A gincana está sendo um sucesso, onde os alunos participam muito e com a mesma vamos todos nós professores passar o máximo possível de conscientização sobre a importância da natureza para nós e das várias formas que temos de valorizá-la e preservá-la.
Várias tarefas estão sendo de atividades concretas, como plantar àrvores, reciclar o lixo,confecção de planfetos educativos,etc.
Acredito que ao final de nossa gincana que será no dia 05 de julho com a festa julina, muitas mudanças de atitudes nossos alunos terão e se ficar alguma coisa se quer de aprendizado já nos sentimos satisfeitos.
A cada semente que semeamos, muitos frutos saborosos podemos colher!

domingo, 22 de junho de 2008

Problemas não-convencionais

Estou utilizando muito deste tipo de problemas com meus alunos de 4ªsérie.Estes tipos de problemas são muito importantes que trabalhamos com nossos alunos, pois os mesmos desenvolvem muito seus raciocínios lógicos e os alunos não recebem tudo pronto.
Nos primeiros problemas tiveram um pouco de dificuldades, porque estavam acostumados a ter todos os dados prontos, apenas descobrir qual operação a utilizar, e o problema já estava solucionado.A gora os mesmos já estão familiarizados e apresentam muito estímulo em resolvê-los.
Realizo este tipo de atividade em grupos, duplas e individuais, onde um auxilia o outro.
Percebo que meus alunos estão a cada dia construindo cada vez mais seus conhecimentos.

domingo, 15 de junho de 2008

PERGUNTAS

Os textos e atividades que realizei sobre as perguntas, da disciplina do Seminário Integrador, tem sido muito proveitosos para minha vida docente.Pude perceber o quanto as perguntas são importantes e necessárias para o desenvolvimento de nossos conhecimentos.Ninguém nos faz perguntas sem ter um pouco de conhecimento sobre aquele assunto, por isso a necessidade de valorizarmos e atendermos as perguntas feitas pelos nossos alunos.
Estou realizando com meus alunos de 4ª série, uma atividade sobre perguntas.Coloquei exposta na sala uma caixa de sapatos, onde os alunos estão colocando na mesma, as perguntas que gostariam de fazer para mim e para seus colegas.Em um dia da semana, abro a caixa e debatemos sobre todas as perguntas feitas por eles, quem sabe responde e as que não sabemos, nos comprometemos a pesquisar e trazer as respostas.
A atividade está sendo muito interessante e proveitosa, aprendemos muito e tiramos muitas dúvidas.O que está aparecendo de assuntos legais!

domingo, 8 de junho de 2008

Aula presencial

Adorei a aula que tivemos no dia 03 de junho, principalmente com o professor Édson da disciplina de Ciências Naturais.A técnica foi maravilhosa e o resultado expetacular.Cada um fez o desenho de um trecho da música na lâmina, e depois era projetado, dando a idéia de ilustração.
Estou ansiosa para poder trabalhar a música de Guilherme Arantes, PLANETA ÀGUA, utilizando a experiência vivenciada na aula.
Sempre que participo das aulas presenciais, volto cheia de idéias para desenvolver na minha sala de aula.Essas novidades a qual o curso do Pead está me oferecendo sempre compartilho com minhas colegas da escola, multiplicando assim meu aprendizado com todos.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rua do Lazer





Nossa escola no dia 20 de maio, terça-feira, no turno da manhã, realizou um projeto o qual se chamou “Rua do Lazer”. Esta rua se chama Amapá, no qual 30% de nossos alunos moram na mesma, compondo mais de cem alunos, sendo os mesmos a maioria bem carentes.
Realizamos este projeto a fim de valorizarmos sua rua e para que todos conheçam onde a maioria de nossos alunos vivem.
O projeto se chamou rua do lazer, pois realizamos muitas brincadeiras neste local.
Levamos aos alunos brincadeiras como: jogo do xadrez, dama, moinho, confecção de animais de balão, jogo de vôlei, pintura em paredes, capoeira, danças,etc.
A atividade teve um grande sucesso, pois todos participaram com muita alegria e tenho certeza que nunca mais irão esquecer deste dia.
Pretendemos continuar estas atividades nesta rua.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

TRABALHANDO COM EXPERIÊNCIAS

Quando trabalhei com meus alunos sobre SOMBRA, utilizando de experiências, foi muito positivo a atividade, pois os alunos primeiro vivenciaram sobre este assunto para depois elaborar conceitos.
Acredito que se primeiro utilizarmos o concreto para depois chegarmos ao abstrato ficará muito mais fácil o aprendizado de nossos alunos, sem contar que o verdadeiro aprendizado ocorrerá mesmo, onde aprendemos para a vida.
Adorei ter realizado esta atividade com meus alunos e a partir da mesma criarei outras, para que nosso aprendizado seja algo tranqüilo, de muitas descobertas.