sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rua do Lazer





Nossa escola no dia 20 de maio, terça-feira, no turno da manhã, realizou um projeto o qual se chamou “Rua do Lazer”. Esta rua se chama Amapá, no qual 30% de nossos alunos moram na mesma, compondo mais de cem alunos, sendo os mesmos a maioria bem carentes.
Realizamos este projeto a fim de valorizarmos sua rua e para que todos conheçam onde a maioria de nossos alunos vivem.
O projeto se chamou rua do lazer, pois realizamos muitas brincadeiras neste local.
Levamos aos alunos brincadeiras como: jogo do xadrez, dama, moinho, confecção de animais de balão, jogo de vôlei, pintura em paredes, capoeira, danças,etc.
A atividade teve um grande sucesso, pois todos participaram com muita alegria e tenho certeza que nunca mais irão esquecer deste dia.
Pretendemos continuar estas atividades nesta rua.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

TRABALHANDO COM EXPERIÊNCIAS

Quando trabalhei com meus alunos sobre SOMBRA, utilizando de experiências, foi muito positivo a atividade, pois os alunos primeiro vivenciaram sobre este assunto para depois elaborar conceitos.
Acredito que se primeiro utilizarmos o concreto para depois chegarmos ao abstrato ficará muito mais fácil o aprendizado de nossos alunos, sem contar que o verdadeiro aprendizado ocorrerá mesmo, onde aprendemos para a vida.
Adorei ter realizado esta atividade com meus alunos e a partir da mesma criarei outras, para que nosso aprendizado seja algo tranqüilo, de muitas descobertas.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Desafios matemáticos

Estou muito contente com o que estou aprendendo na disciplina de matemática.Com os conhecimentos que estou adquirindo, cada vez mais consigo criar atividades diferenciadas, onde os alunos tem que realmente desenvolver seus raciocínios.A partir de todos os textos e atividades que li, estou trabalhando com meus alunos os mais variados tipos de problemas e o melhor estou muito satisfeita com seus desempenhos, é incrível como eles possuem um raciocínio rápido.
Os desafios matemáticos faz com que os mesmos pensem de forma lógica e rápida, muitas vezes sem utilizar os cálculos, somente a partir de suas idéias e conhecimentos.
Como é bom desafiarmos nossos alunos e ver o quanto os mesmos são capazes.
Minhas aulas estão mais dinâmicas e desafiadoras.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS

Fiquei muito feliz hoje, pois realizei na escola que trabalho com minhas colegas de currículo, uma formação continuada, no qual eu fui a palestrante da mesma en volvendo atividades de matemática.
Realizei esta formação, utilizando das atividades da disciplina de matemática,para passar as minhas colegas muitas sugestões e técnicas de atividades para trabalharmos com nossos alunos.Comentamos muito sobre os cálculos mentais, as quatro operações, problemas variados, etc.
Este momento foi maravilhoso,trocamos muitas experiências, sugestões, idéias e o melhor todas ficaram muito satisfeitas com tudo que lhes passei.É muito importante estarmos sempre renovando, principalmente na educação.
Adorei ter realizado este trabalho com minhas colegas e acredito que o mesmo será muito positivo e proveitoso.
Marcamos já também outro encontro só para confeccionarmos atividades e jogos matemáticos.
Os encontros continuaram e faremos os mesmos envolvendo todas as disciplinas e continuarei contribuindo com tudo que estou aprendendo no Pead.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Noções de tempo e espaço

Ao ver os filmes e ao realizar a atividade sobre o Ciclo da Natureza:Noções de Tempo e Espaço,pude perceber o quanto nós seres humanos somos responsáveis pelo nosso ambiente, em especial nossa natureza.Se não termos a consciência que somente juntos e unidos podemos preservá-la e protegê-la não teremos resultados satisfatórios.Todos os seres humanos tem a obrigação de cuidar, sendo que ao cuidar da natureza estará favorecendo a si e a todos os outros.A natureza é a maior riqueza que temos, sem ela nós não podemos viver.
Acredito também no grande poder que nós educadores temos em passar esta consciência de preservação aos nossos alunos, sendo a união a maior força que podemos ter, como no filme nos mostra se sermos egoístas, não chegaremos a lugar e nem a resultado positivo algum, precisamos nos unir contra esta destruição.
A união faz a força!!!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Atividades de ciências

MÓDULO 1:Concepção de natureza:relação ser humano e ambiente

RELATÓRIO DO MÓDULO 1
Realizei a atividade de ciências com meus alunos de quarta série.Foi muito positiva e interessante. Dividi meus alunos em grupos, no qual os mesmos desenharam para representar as palavras.Utilizei as mesmas palavras dadas pelo professor, tiveram algumas palavras que os alunos não sabiam seus significados, como: átomo e células. Com as palavras desconhecidas, os alunos pesquisaram seus significados no dicionário e junto comigo obtiveram algumas informações sobre as mesmas, acrescentando seus conhecimentos.
Durante a realização da tarefa, houve muitos debates e discussões sobre as palavras, onde descobrimos seus significados.
Os alunos se motivaram muito e realizaram a atividade muito satisfeitos.
A palavra que o desenho ficou mais parecido foi o coração, pela maioria dos grupos.A palavra mais diferente representada pelos alunos foi à força e a palavra mais difícil de expressar através de desenho foi à saudade.
Esta atividade foi muito positiva, no qual os alunos compreenderam que muitas vezes as palavras podem obter significados diferentes, dependendo de como a pessoa a interpreta.
Gostei muito de realizar esta atividade e os alunos também.
Muitas vezes a palavra tem o significado de acordo com o conhecimento de cada pessoa.


TRABALHO REALIZADO POR UM ALUNO.

REFLEXÃO SOBRE A DEFESA DA SÍNTESE

REFLEXÃO SOBRE A DEFESA DA SÍNTESE

Durante a elaboração de minha síntese foi muito gratificante, pois ao elaborar a mesma pude perceber o quanto de conhecimentos adquiri. Muitas foram às descobertas e assimilações feitas pelas disciplinas desenvolvidas neste semestre.
Em cada disciplina, ficaram grandes conhecimentos, no qual irei utilizá-los em minha vida profissional e pessoal.
Acredito que já ocorreram muitas mudanças em mim, na maneira de pensar, analisar e ver a educação.
Tudo que aprendo utilizo em minha vida docente.
Quanto à apresentação, à mesma ocorreu de forma tranqüila, pois relatei tudo que aprendi e utilizei em minha prática docente.
Procuro sempre compartilhar tudo que aprendo com meus colegas de escola, para que cada vez mais possamos modificar e qualificar nossa educação.
Busco sempre melhorias para poder alcançar melhores resultados com meus alunos.
A educação requer mudanças, crescimentos e novas formas de ensinar e aprender.
Cada vez mais, acredito em uma educação construtiva, no qual aprendemos brincando e trocando experiências.
Enfim, nas interdisciplinas que tive neste semestre como: Seminário Integrador, Música na Escola, Literatura, Ludicidade, Artes Visuais, todas são essenciais em nossas práticas docentes, porque todas desenvolvem a criatividade, a curiosidade e a vontade de aprender, fazendo com que nossos alunos interajam em tudo que lhes é informado, sempre levando em conta suas realidades e vivências, sendo que um verdadeiro aprendizado ocorre quando utilizamos o mesmo em nossa vida. As aulas dinâmicas são indispensáveis, pois é brincando que se adquiri um ótimo conhecimento.
Vamos ensinar brincando!