domingo, 18 de abril de 2010

Revivendo os antepassados

Alunos entrevistando moradores próximos da escola




Saída de campo: Realizada pelos alunos da turma 51



Realizei com meus alunos uma saída de campo a qual fizemos entrevista com moradores próximo da escola sobre a preservação ambiental. As respostas foram muito significativas e de grande conhecimento para todos nós.
Achei muito interessante quando os entrevistados sendo pessoas mais velhas sempre nos enfocavam como era a natureza a alguns anos atrás e como está nos dias de hoje, lembrando-nos sempre do quanto é importante esta conscientização de preservação. Com as respostas dadas pelos entrevistados me reportei as aulas que tivemos na interdisciplina de ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE, onde devemos sempre comparar antigamente com os dias de hoje, fazendo uma análise de nossos aprendizados. Assim também acontece com a questão da preservação ambiental, onde devemos analisar as mudanças ocorridas na natureza a fim de podermos mudar a situação. A conscientização da preservação ambiental é algo que não da para esperar para depois.







domingo, 11 de abril de 2010

ANIVERSÁRIO DE NOSSO MUNICÍPIO- GRAVATAÍ






Desenho da prefeitura







BOLO DO ANIVERSÁRIO
CHAFARIZ DA PRAÇA

Durante esta semana desenvolvi com meus alunos muitos assuntos sobre o município de Gravataí, pois o mesmo completou seus 247 anos, no dia 08 de abril. Fizemos muitas pesquisas e debates sobre seus pontos turísticos, sua evolução tanto na parte econômica como social. Observamos a natureza como era e como está agora, sua importância, as riquezas que possui. Enfim as coisas boas e as coisas que podem melhorar.
A partir de todas estas atividades os alunos ilustraram alguns pontos turíticos de Gravataí.

domingo, 4 de abril de 2010

Caminhada pela paz na Páscoa

O COELHO E MINHA TURMA 51



Nesta Quinta-Feira Santa realizamos na escola atividades integradoras com nossos alunos, sendo uma delas atividades na quadra de esportes, envolvendo a união e o coleguismo. Realizamos também uma caminhada da paz pela comunidade, onde os alunos iam desejando Feliz Páscoa a todas as pessoas que encontrávamos e oferecendo uma guloseima. Após a caminhada também tivemos a visita do coelho que nos desejou muita paz, alegria e saúde. O coelho visitou todas as salas de aula nos dizendo o significado verdadeiro da Páscoa.
Enfim as atividades desenvolvidas nesta quinta-feira foram muito grandiosas e importantes para todos nós.





domingo, 28 de março de 2010

Ação do Estágio

MEUS ALUNOS DO 5º ANO- TURMA 51


Lendo o comentário de minha tutora Anice da postagem realizada no meu portfólio de aprendizagem da semana anterior, tenho a dizer que sempre procuro dar o melhor de mim aos meus alunos, procurando atividades que consiga chamar a atenção dos mesmos como dispertar a curiosidade para o aprendizado, também procuro sempre levar em consideração suas necessidades e interesses.

A minha ação do estágio é cada vez mais conscientizar não só os meus alunos, mas toda a comunidade escolar da importância de preservação do meio ambiente. Para mim só conseguiremos reverter esta situação quanto a natureza se conseguirmos plantar uma sementinha de conscientização em nossos alunos, pois eles serão os administradores do amanhã.

A maioria de nossos professores são bem antigos na escola tendo assim um vínculo muito grande tanto da parte afetiva como da prática educadora, sempre procurarmos nos unir em prol de uma ação.


segunda-feira, 22 de março de 2010

ESCOLA ANTONIO RAMOS DA ROCHA


Gostaria de apresentar aos meus professores, tutores e colegas a escola em que trabalho atualmente, ou melhor dizendo, a escola em que trabalho desde que me formei. Já se passaram 19 anos e para mim são grandes as recordações e aprendizados que adquiri e transmiti a muitas pessoas que convivi. Me orgulho muita desta escola e sempre dou o melhor de mim para que a mesma continue sempre muito bem administrada como também formando seres humanos com capacidades tanto na parte cognitiva como na parte afetiva.
Esta escola não se preocupa só com a parte cognitiva, mas também com as pessoas de modo particular e pessoal. Nós professores precisamos formar em nossos alunos o senso crítico para que os mesmos tenham voz ativa perante a sociedade.
A escola Antonio Ramos da Rocha é um bem muito precioso para mim.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Arquiteturas Pedagógicas

Partimos do pressuposto que o conhecimento não está assentado nas certezas como propõe a ciência mecanicista, mas sim nasce do movimento, da dúvida, da incerteza, da necessidade de busca de novas alternativas, do debate, da troca.
As arquiteturas pedagógicas são, antes de tudo, estruturas de aprendizagens realizadas a partir da confluência de diferentes componenentes: abordagem pedagógica, software educacional, internet, inteligência artificial, Educação à Distância, concepção de tempo e espaço. O caráter dessas arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído com vivências de experiêncais e na demanda de ação, interação, e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente socioecológico.
A aprendizagem acontece a partir das vivências e experiências que adquirimos ao longo do tempo, onde temos que agir e interagir na construção desta aprendizagem, partindo de nossas dúvidas e de nossas certezas.