quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uso do tempo

Realizamos na interdisciplina do Seminário Integrador V uma pesquisa sobre o uso do tempo, a qual analisava todo o tempo e o que fazíamos durante os mesmos. A atividade foi muito legal, pois assim pudemos analisar e verificar se estávamos utilizando o nosso tempo de forma adequada, sendo ele hoje muito precioso para todos nós, já que vivemos em um mundo de muita correria, múltiplas atividades para desenvolver e como educadores temos que realizá-las com muita eficiência, para não pecar para com nossos alunos.
Observando a dislexia como uma dificuldade, principalmente de leitura e escrita, me retorno ao tempo que para todo o disléxico ele deve ser usado de forma tranquila, não podemos exigir que realize suas tarefas de forma rápida, pois precisa de um tempo maior aparentemente do que seus demais colegas. Como educadores e trabalhadores da educação, principalmente na era da inclusão escolar, ter esta visão de respeito de tempo como um olhar diferenciado para com o mesmo é muito importante como primordial para que consigamos buscar o sucesso escolar destes alunos.
Somos seres humanos, portanto com diferenças tanto na parte cognitiva como na parte de sociabilidade, precisamos respeitar as limitações e valorizar as potencialidades de todos, assim chegaremos à verdadeira inclusão tanto na escola como na sociedade em geral.

domingo, 10 de outubro de 2010

Educação Especial

Relendo a interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - B do eixo VI, me deparei com o texto "Práticas Educativas": perspectivas que se abrem para a educação especial, de Padilha, 2000.
Neste texto Vigotski nos diz: " Conhecer o homem, estudar sua vida psíquica, era fundamentalmente estudar este homem em suas relações concretas de vida, adotando como método o materialismo dialético histórico. As relações concretas da vida acontecem nas práticas discursivas - ações humanas integradas em ações significativas". Para mim isto quer nos dizer que mesmo que nossos alunos possuem alguma necessidade educacional especial precisamos preparar os mesmos, usando de nossas metodologias pedagógicas, para o convívio em sociedade. Não podemos preparar nossos alunos somente para a sala de aula e sim para o convívio com as mais variadas pessoas, pois mesmos sendo todos seres humanos temos nossas peculiaridades e nos referindo aos nossos alunos especiais precisamos ter uma visão ainda maior de suas necessidades para que os memos possam ser realmente incluídos tanto no ambiente escolar como na vida diária.

Aprendizagens

Relendo os textos das interdisciplinas do eixo 1, 2 e 3 percebi o quanto de aprendizados tivemos durante todo o curso do PEAD. Com certeza todas essas aprendizagens refletem em minha vida profissional. Com todos os autores que li, Jean piaget me fez ver ainda mais a grande importância que nós educadores temos na vida de nossos educandos. Somos com certeza a base, principalmente os professores de currículo, para o futuro de nossos alunos, pois é na escola juntamente com o apoio da família que conseguiremos fazer com que sejam pessoas do bem, verdadeiros cidadãos e acima de tudo pessoas que lutam por seus objetivos, em busca do sucesso.
Se a escola conseguir plantar o desejo e o gosto pelo estudo, essas crianças serão um futuro melhor, onde buscamos sempre o querer saber mais, nunca nos acomodando. O maior tesouro que temos além da nossa saúde é o noso estudo.